FISIOTERAPIA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA

2:58 PM Posted by Michelle S Lima

        O acentuado aumento do número de idosos tornou-se um fenômeno universal. Há previsões de que a população mundial de pessoas com 50 anos ou mais de idade, dobrará até o ano de 2020, e no Brasil, a expectativa é que a população com mais de 60 anos de idade seja aproximadamente 11% do total   (SIQUEIRA et al., 2007 ).
        O envelhecimento biológico é um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível, que leva a alterações bioquímicas, morfológicas e fisiológicas. Porém, sabe-se que envelhecer envolve processos mais abrangentes como o psicológico e o social do indivíduo, os quais devem ter a mesma importância na hora de avaliar, tratar e / ou reabilitar o idoso ( DELIBERATO, 2002 ).
        Para que o envelhecer seja uma experiência positiva deve vir acompanhado de oportunidades contínuas de saúde, participação e seguridade. Ao final dos anos 90 a Organização Mundial de Saúde denominou esse processo de Envelhecimento Ativo, que enfoca a qualidade de vida para todos os que envelhecem, incluindo os mais frágeis, incapacitados ou necessitados de assistência que, dentro das próprias possibilidades e limitações, devem continuar interagindo com sua comunidade.
        A busca de uma formação em geriatria, caso restrinja-se ao estudo das patologias mais prevalentes e / ou ao processo biológico do envelhecimento, não  é capaz de preparar profissionais aptos à adequada atenção aos idosos. Deve incorporar, portanto, subsídios da gerontologia ( disciplina que estuda o envelhecimento no aspecto biopsicossocial) que se caracteriza como um campo de saber onde a prática de trabalho em equipe é central, a interdisciplinaridade é inerente e a intersetorialidade está contida em sua definição ( MOTA & AGUIAR, 2007 ).
              O idoso esteja no estado natural de senescência, ou no processo de senilidade, deve contar com atendimento especializado que colabore com a melhor qualidade de vida em seu lar e na comunidade. A promoção e atenção à saúde do geronte englobam medidas preventivas, restauradoras e reabilitativas ( DRIUSSO & CHIARELLO, 2007 ).
        As atividades físicas como a caminhada, a dança, a hidroginástica, a fisioterapia aquática e a realizada no solo são formas de prevenção, manutenção e/ou tratamento para as pessoas da terceira idade. Deve-se ressaltar que um atendimento especializado é fundamental para uma melhor abordagem e resultado da terapia.
        Várias são as enfermidades que fazem a pessoa entrar no estado da senilidade. Dentre elas pode-se citar a osteoartrose  que é a doença crônica mais prevalente na população idosa (CAMARGOS et al, 2004).
        Outra doença que merece destaque é a osteoporose que por elevar o risco de fraturas em ambos os sexos, é considerada um grave problema de saúde pública em todo o mundo ( JOVINE et al, 2006 ). Também, dentro do estudo patológico do envelhecimento depara-se com doenças freqüentes para este grupo, como o acidente vasculare encefálico (AVE), as demências e a doença de Parkinson.
        A fisioterapia em geriatria e gerontologia emerge para também promover ( seja preventivamente ou de forma reabilitadora ) a saúde do idoso. Dentre os objetivos da fisioterapia nesta área tem-se:

  •         Aumentar e / ou manter a capacidade funcional, com programas de exercícios individuais ou em grupo, de ganho de função respiratória, flexibilidade, resistência, força, potência, coordenação motora, equilíbrio estático e dinâmico e melhor performance da marcha, inflluenciando de forma positiva nas atividades instrumentais e de vida diária.
  •        Colaborar para a saúde psíquica / emocional e para a independência e autonomia do idoso.
  •         Promover orientações aos cuidadores quanto ao estado da doença, e atividades básicas para um melhor atendimento ao geronte.
  •         Orientar diretamente os idosos com boa capacidade cognitiva, quanto a exercícios e auto-cuidados.
  •          Atuar como agente promotor do envelhecimento ativo, alertando ( dentro de suas atribuições e capacidades ) a sociedade e os responsáveis políticos quanto aos benefícios  de programas de saúde, com ênfase preventiva, e as consequencias da falta de cuidados específicos para com a pessoa idosa.
  •                                                                 Michelle Salerno  - fisioterapeuta

Referências Bibliográficas

CAMARGOS, F. F. O. et al. Estudo da propriocepção e desenvolvimento funcional em idosos com osteoartrite de joelhos. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 8, n. 1, 2004.
DELIBERATO, Paulo C. P. Fisioterapia Preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002, p. 46 - 47.
DRIUSSO, Patrícia & CHIARELLO, Berenice. Fisioterapia Gerontológica. São Paulo: Manole, 2007, p. 122 – 123.
JOVINE, Márcia Salazar et al. Efeito do treinamento resistido sobre a osteoporose após a menopausa: estudo de atualização. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 9, n. 4, 2006.
MOTA, Luciana Branco da & AGUIAR, Adriana Cavalcanti. Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, n.2, 2007.
SIQUEIRA, Fernando V. et al. Prevalência de quedas em idosos e fatores associados. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 41, n.5, p. 149-156, out / 2007.









1 comentários:

Anônimo disse...

ÓTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O IDOSO E FISIOTERAPIA EM GERIATRIA

Postar um comentário