Síndrome do Comer Noturno

5:05 PM Posted by Michelle S Lima


           A Síndrome do Comer Noturno (SCN) é caracterizada por um atraso circadiano do padrão alimentar mediado por alterações neuroendócrinas. Apresenta forte associação à obesidade e ao diabetes tipo II.

            A primeira publicação da SCN foi em 1955, quando Stunkard descreveu um padrão alimentar característico de certos pacientes obesos em uma clínica especializada no New York Hospital.

            Parte dos sintomas apresentados por pessoas com SCN deve-se a baixos níveis de melatonina, que é um neuro-hormônio regulatório do ritmo sono/vigília. A baixa concentração de melatonina promove dificuldades para adormecer ou se manter dormindo.

         Dentre os critérios diagnósticos da SCN há: anorexia matutina, ingestão >50% da energia diária após as 19h, despertar para comer ao menos uma vez por noite nos últimos três meses com consciência do ato, consumo de lanches de alto valor energético nos despertares noturnos, ausência de critérios para bulimia nervosa ou binge eating disorder.

             O tratamento da SCN pode envolver medidas farmacológicas e comportamentais.

Referência:
HARB, Ana Beatriz Cauduro. et al. Síndrome do comer noturno: aspectos conceituais, epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos. Rev. Nutrição. v.23, n.1, Jan./Fev. 2010.



0 comentários:

Postar um comentário