OSTEOPOROSE

12:59 PM Posted by Michelle S Lima

        A osteoporose consiste na perda de massa e de densidade óssea, que tem como fatores de risco uma dieta alimentar pobre, falta de exercício físico e também o  fato de ser mulher (a perda óssea ocorre mais rapidamente em mulheres), especialmente nas de baixa estatura; magras e todas na menopausa, pois nesta fase a perda de tecido ósseo aumenta pela queda dos níveis hormonais. Torna-se importante saber que os estrógenos reduzem esta perda, enquanto a progesterona aumenta a formação de tecido novo.
        Em relação a reposição hormonal, depois da descoberta de seus riscos para a saúde da mulher, foi iniciada a fabricação de hormônios bioidênticos, ou seja com estrutura molecular igual a dos endógenos, acredita-se que estes não causem os efeitos nocivos daqueles antes comercializados. 
        Para elevar a massa óssea deve-se aliar uma boa dieta  com a prática regular de exercício físico (caminhada, musculação...), e a exposição ao sol (síntese de vitamina D).
        É bom lembrar que mulheres a partir dos trinta anos devem procurar, por meio de exame específico, saber seu padrão ósseo para acompanhamento com programa de manutenção.

0 comentários:

Postar um comentário