SÍNDROME DA FRAGILIDADE NO IDOSO

9:01 PM Posted by Michelle S Lima

       O conceito mais difundido de fragilidade é o proposto pelo grupo de estudos do Centro de Envelhecimento e Saúde da Universidade Johns Hopkins, no qual trata-se de uma síndrome de declínio espiral de energia, principalmente com sarcopenia, desregulação neuroendócrina e disfunção imunológica (LOURENÇO, 2008). Decorre da interação de fatores biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais, não explicada apenas pelo estado senil e maior longevidade. Todavia, sua incidência aumenta com a idade.
        No Brasil o aumento da população idosa segue a tendência mundial, com estimativa de um acréscimo de mais de 33 milhões de indivíduos para 2025, colocando o país  no sexto ranking com maior percentual populacional de idosos no mundo (SILVA et al, 2006). 

Critérios para Identificação da Síndrome da Fragilidade no Idoso.
1) perda de peso não intencional (= 4,5 Kg ou 5% do peso corporal no ano anterior);
2) exaustão (avaliada por auto-relato de fadiga);
3) fraqueza muscular (representada pela diminuição da força de preensão palmar);
4) baixo nível de atividade física (quando não saiu para caminhar no último mês, não praticou atividade física nos últimos 3 meses ou se passa pelo menos 4 horas por dia sentado);
5) redução na resistência muscular ou endurance (representada pela redução na velocidade da marcha, levando 6 segundos ou mais para percorrer 4 metros).
Três ou mais destes critérios = frágil
Um ou dois critérios = pré-frágil = risco aumentado para tornar-se frágil em 3-4 anos.

                                            Michelle Salerno de Lima - fisioterapeuta

REFERÊNCIAS:
LOURENÇO, R. A. A síndrome da fragilidade no idoso: marcadores clínicos e biológicos. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, RJ, Ano 7, jun. 2008
SILVA, T. A A et al. Sarcopenia associada ao envelhecimento: Aspectos etiológicos e opções terapêuticas. Rev. Bras. Reumatol., v. 46, n. 2, p. 391-397, nov/dez 2006.

0 comentários:

Postar um comentário