Cientistas vinculam proteína sanguínea à doença de Alzheimer

6:36 PM Posted by Michelle S Lima

Da Reuters
             Pesquisadores ingleses divulgaram que níveis elevados de uma proteína sanguínea, chamada clusterina, estão ligados ao surgimento do mal de Alzheimer, doença prevista para acometer mundialmente 66 milhões de pessoas em 2030 e  115 milhões em 2050.
Os pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do King's College de Londres, disseram que o diagnóstico através dos níveis elevados dessa proteína poderá levar cinco anos para ser aplicado, identificando futuros portadores do Mal de Alzheimer.
O resultado da descoberta foi publicado na revista Archives of General Psychiatry.
"Descobrimos que esta proteína clusterina estava aumentada no sangue até dez anos antes de as pessoas terem sinais do mal de Alzheimer em seus cérebros", disse Simon Lovestone, que dirigiu o estudo.
"E mesmo quando eles tinham sinais da doença nos seus cérebros, eles ainda não tinham sinais clínicos do transtorno. Então isso sugere que esta seja realmente uma mudança prematura que ocorre em pessoas que vão ter a doença."
"Achamos que este seja o primeiro passo para incluir um exame pródromo ou pré-clínico para a doença", disse Lovestone. Um exame pródromo é aquele que indica uma doença antes do surgimento de sintomas específicos.
Os pesquisadores avaliaram os níveis de clusterina em cerca de 700 pessoas, sendo 464 delas com Alzheimer, e descobriram uma ligação entre os níveis elevados dessa proteína e a gravidade da doença, a rapidez do seu avanço e a atrofia em uma área cerebral chamada córtex entorrinal associada à memória.
Lovestone disse que o exame usado na pesquisa não é adequado para o uso clínico, e que o desenvolvimento de uma nova versão deve levar cerca de um ano.
"Quando tivermos preparado um exame melhor, precisamos olhar para ele em grupos maiores de pessoas, para ver se os resultados são replicados", disse ele.
"Todo o processo levará entre três e cinco anos."

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/cientistas-vinculam-proteina-sanguinea-doenca-de-alzheimer.html

0 comentários:

Postar um comentário