1:24 PM Posted by Michelle S Lima

Transcrevo aqui o Mini Mental, um teste de fácil aplicação muito usado para avaliação cognitiva em idosos
MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL
Nome:________________________________________________________ Idade: _________ Sexo: _____
Escolaridade: __________________________________________________

ORIENTAÇÃO NO TEMPO
Escore
Em que estação do ano nós estamos?

Em que ano nós estamos?

Em que mês nós estamos?

Em que dia da semana nós estamos?

Em que dia do mês nós estamos?

ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO

Em que Estado nós estamos?

Em que Cidade nós estamos agora?

Em que Bairro nós estamos? (parte da cidade ou rua próxima)

O que é este prédio em que estamos? (nome, tipo ou função)

Em que andar nós estamos?

REGISTRO
Agora, preste atenção. Eu vou dizer três palavras e o (a) Sr(a) vai repetí-las quando eu terminar. Memorize-as, pois eu vou perguntar por elas, novamente, dentro de alguns minutos. Certo? As palavras são: CARRO [pausa], VASO [pausa], BOLA [pausa]. Agora repita as palavras pra mim [permita 5 tentativas, mas pontue apenas a primeira]

CARRO

VASO

BOLA

ATENÇÃO E CÁLCULO
Agora eu gostaria que o(a) Sr(a) subtraísse 7 de 100 e do resultado subtraísse 7.Então, continue subtraindo 7 de cada resposta até eu mandar parar. Entendeu? [pausa] Vamos começar: quanto é 100 menos 7? Dê 1 ponto para cada acerto. Se não atingir o escore máximo, peça: soletre a palavra MUNDO. Corrija os erros de soletração e então peça: Agora soletre a palavra MUNDO de trás para frente (O-D-N-U-M). [Dê 1 ponto para cada letra na posição correta. Considere o maior resultado].
{93]  ___
{86}  ___
{79}  ___
{72}  ___
{65}  ___
TOTAL
ODNUM
TOTAL
MEMÓRIA DE EVOCAÇÃO
Peça: Quais são as 3 palavras que eu pedi que o(a) Sr(a) memorizasse? [não force pistas]

CARRO

VASO

BOLA

LINGUAGEM:
[Aponte o lápis e o relógio e pergunte: o que é isto?]

LAPIS

RELÓGIO

Agora vou pedir para o Sr(a) repetir o que eu vou dizer, certo? Então repita: “NEM AQUI, NEM ALI, NEM LÁ”

Agora ouça com atenção porque eu vou pedir para o(a) Sr(a) fazer uma tarefa. [pausa] Preste atenção, pois eu só vou falar uma vez [pausa] Pegue este papel com a mão direita [pausa], com as duas mãos dobre-o ao meio uma vez [pausa] e em seguida jogue-o no chão.

PEGAR COM A MÃO DIREITA

DOBRAR AO MEIO

Jogar no chão

Por favor, leia isto e faça o que está escrito no papel. FECHE OS OLHOS

Peça: pro favor, escreva uma sentença. Se o paciente não responde, peça: Escreva sobre o tempo.

Peça: por favor, copie este desenho

TOTAL


FRASE: ______________________________________________________________________
Escore: Incorreto = 0; Correto = 1
Ponto de corte = 23-24 = para mais de um ano de escolaridade
                           18 = analfabeto ou baixa escolaridade

0 comentários:

Postar um comentário