RADICAIS LIVRES X ANTIOXIDANTES

10:27 PM Posted by Michelle S Lima

Radicais Livres (RL) são moléculas instáveis dentro das células que, ao perder elétrons, passam a atacar estruturas celulares na tentativa de repor esses elétrons perdidos. São formados pelo efeito colateral do próprio metabolismo celular e por outras reações, como os processos inflamatórios. Também surgem pelo uso abusivo do álcool, dietas ricas em gorduras, radiação (importante a radiação ultravioleta do sol), fumaça do cigarro etc.
Qualquer molécula pode ser um RL, porém é mais frequênte que moléculas de oxigênio se transformem em um RL.
Os RL podem destruir proteínas, gordura da parede celular e o pior, o DNA do núcleo da célula, um dos fatores que podem ativar um câncer.
O corpo possui mecanismos de defesa para os RL, através de enzimas como a superóxido dismutase e a glutationa peroxidase, e de moléculas que carregam elétrons para fornecê-los quando necessário: os antioxidantes.
Há diversos antioxidantes, os mais conhecidos são a vitamina C, vitamina E  e o betacaroteno.
A vitamina C é considerada como a melhor vitamina para a longevidade. O Dr. Linus Pauling, cientista norte americano que recebeu o prêmio Nobel por duas vezes, pregava que  esse nutriente era capaz de ajudar a superar doenças e prolongar o tempo de vida. Entre os benefícios têm-se: prevenção do câncer, proteção das artérias, aumenta a imunidade, recupera a fertilidade masculina, diminui a chance de doenças pulmonares, está envolvida na produção do colágeno e da elastina, protege a pele das queimaduras dos raios solares etc.
A vitamina E atua na prevenção de doenças degenerativas do cérebro, além de outros benefícios. Ela é lipossolúvel, é atraída pelos lipídios da parede celular reforçando essa estrutura. Encontra-se em óleos vegetais (óleo de soja, girassol, milho...), nozes e sementes, grãos integrais e germe de trigo.
O betacaroteno ajuda a prevenir câncer de pulmão, estômago e mama, além de ataques cardíacos etc. É encontrado em maior quantidade na cenoura.
Uma alimentação equilibrada, e talvez o uso de suplementos (consultar  médico e  nutricionista), aumentam as defesas do corpo contra as perturbações geradas pelos RL, otimizando a saúde e contribuindo para um envelhecimento saudável.

Michelle Salerno de Lima - fisioterapeuta



1 comentários:

Leandro da silva disse...

Das muitas variedades de Lycium, o tibetano Lycium Berry ganhou o respeito dos grandes médicos do Tibete ao longo destes muitos séculos e foi cunhado com 'Goji "o nome. Ela cresce em áreas remotas montanhas e vales não poluído do Tibet e da Mongólia, em solo tão rico em nutrientes que os frutos estão explodindo com esta vitalidade nutrientes especiais densa. Aqui estão apenas algumas maneiras de Goji dar suporte a uma vida saudável.
Protege o fígado - menos fadiga
Ajuda a visão - suporta a função renal
Avança a atividade metabólica - diluição de gordura e auxilia a digestão, a função imunológica - Linfócitos, interleucina-2, Imunoglobulina
Melhora a circulação - apoia a distribuição de nutrientes e os níveis de energia de qualidade
Melhora a função sexual e a fertilidade - aumenta o desejo sexual e energia
Promove vida longa - revitaliza o sangue e todos os órgãos internos
Rica em fitonutrientes, antioxidantes, especialmente os carotenóides, como betacaroteno e zeaxantina.
Estudos estão mostrando que as bagas de Goji pode impedir o crescimento de células cancerosas, reduzir a glicose no sangue e níveis de colesterol.
Goji contêm polissacarídeos bioativos (LBP) - indicadores chaves para a construção da resposta imune
Deguste cada fruto individualmente ou adicione-o aos cereais quentes, sucos de frutas liquidificador, acrescente um punhado de sua garrafa de água e poderás comê-los a vontade. A utilização em mistura da fuga, sopas, frutas inteiras e barras de castanha, bolos, biscoitos, chá e frutas, misturas de sucos. Para diversas maneiras de apreciar este baga especial. seja criativo ao gerar receitas de sucos ou até mesmo saladas com os frutos e as folhas do goji. Saiba mais: http://mudasdegoji.blogspot.com/2011/05/bagas-de-goji.html

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