A radiação solar no processo do fotoenvelhecimento

6:01 PM Posted by Michelle S Lima

Os raios UVA, UVB E UVC são caracterizados de acordo com o seu comprimento de onda, que determina a profundidade da penetração na pele. O maior comprimento de onda é dos raios UVA que penetram até a derme. Os raios UVB são intermediários sendo na maioria filtrados pela camada de ozônio, mas os que chegam até nós penetram na epiderme e podem danificar as células em desenvolvimento. Essa radiação está presente principalmente entre as 10 horas da manhã e 15 da tarde. Os raios UVC são os de ondas mais curtas dentro do espectro, sendo absorvidos pela camada de ozônio.
Os raios UVA interferem em estruturas dentro da derme, incluindo a parede dos vasos sanguíneos. Uma reação inflamatória surge na pele queimada pelo sol. Lipídeos das paredes celulares são destruídos, ocorre perda de água e liberação de enzimas destruidoras de colágeno e de elastina. Importante saber que são os raios mais relacionados com o desenvolvimento do câncer de pele.
A exposição crônica aos raios UVA e UVB culmina no fotoenvelhecimento precoce.
Para completar, a inflamação da queimadura solar também forma radicais livres que contribuem com o ataque aos lipídeos das paredes celulares, ocorrendo (como dito anteriormente) perda de água do interior da célula. Portanto, tome sol para o seu bem (sintetizar a vitamina D etc), mas não em excesso para  danificar a sua pele. Procure um dermatologista para prescrever um bom protetor solar, e se for preciso analisar o fotoenvelhecimento cutâneo.
 
                                                   Michelle Salerno de Lima-fisioterapeuta


Referência:
Murad, Dr. Howard. O Programa dermatológico de 5 minutos em 5 semanas. São Paulo: Prestígio, 2006.


Mais informação:











0 comentários:

Postar um comentário