Medo de queda em idosos

11:28 AM Posted by Michelle S Lima

             A queda em idosos é uma condição frequente quando há alguma interferência em itens como força muscular, equilíbrio e propriocepção. Geralmente o idoso quando vitimado por quedas consecutivas tem a sua confiança para deambular afetada, o que culmina em menor mobilidade restringindo a vida comunitária ,  com prejuízo em seu estado físico e mental (por possível presença de depressão). Encorajá-lo a andar é meta do fisioterapeuta, no entanto diante de tanto medo e resistência esse profissional acaba tendo seu trabalho prejudicado. Então, o que fazer? O ideal é sempre manter contato com o médico responsável e encaminhar para um  profissional da psicologia. É importante informar ao próprio idoso sobre os riscos da restrição do caminhar, conversar com a família para que o incentive a progredir em caminhadas: no quintal, na rua de casa, no quarteirão, em passeios... claro, ajudando-o a se sentir seguro. 
            No início a prescrição de um dispositivo de auxílio a marcha pode ser útil para garantir maior segurança, porém orientá-lo a não ficar dependente desse auxílio.
            O profissional também deve avaliar o local onde o idoso reside, procurando por condições que  possam predispô-lo a cair.
            Enfim, "o medo de cair" deve ser avaliado e conduzido profissionalmente  para que o geronte não fique desmotivado, e tenha suas aquisições e habilidades funcionais comprometidas pelas consequencias da restrição ao caminhar.

                                                                              Michelle Salerno - fisioterapeuta



0 comentários:

Postar um comentário