Exercícios respiratórios e terceira idade

7:07 PM Posted by Michelle S Lima

           No idoso, a diminuição da mobilidade da caixa torácica está relacionada com a fusão das articulações sinoviais entre o esterno e cartilagens costais, e hipotrofia dos músculos respiratórios. 

         A fisioterapia trabalha com exercícios respiratórios tendo objetivo de otimizar a função pulmonar. Esses exercícios consistem em movimentos de tronco e membros superiores associados a incursões respiratórias. Podem ser realizados no meio aquático ou no solo.
       
    Tanto na água quanto no solo a terapia inicia-se com o aquecimento, na sequencia; condicionamento, fortalecimento e resfriamento. Durante os exercícios são solicitadas inspirações e expirações profundas. Inspiração profunda quando o movimento envolve aumento da amplitude da caixa torácica.

         Os exercícios podem ser realizados com bastões, arcos, bolas e halteres.

       São exemplos  exercícios ativo/resistido de adução e abdução horizontal de ombro; flexão e estensão de ombro, flexão anterior de tronco associada à rotação e flexão lateral de tronco, elevação dos membros superiores (MMSS) acima da cabeça, cadeia cinética fechada (CCF) para MMSS, sendo realizados de forma progressiva.

        A água aquecida melhora a complascência dos tecidos moles e articulações, promovendo relaxamento e auxiliando na amplitude de movimento (ADM). A pressão hidrostática e o empuxo induzem o sistema respiratório a trabalhar sob constante carga.
      
        A pesquisa de Ide et al  teve por objetivo avaliar e comparar os efeitos de um programa de exercícios respiratórios (na água e no solo) na expansibilidade torácica de idosos senescentes entre 60 e 65 anos, concluiu que o programa de exercícios respiratórios apresenta melhor resultado quando desenvolvido no meio aquático.

Referência:
Ide, Maíza Ritomy. et al. Exercícios respiratórios na expansibilidade torácica de idosos: exercícios aquáticos e solo. Rev. Fisioterapia em Movimento. v.20, n.2, Abr./Jun. 2007.




2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom

Postar um comentário