Intoxicação alimentar: Botulismo
Olá, continuando o assunto sobre intoxicação alimentar vamos falar sobre Botulismo.
O Botulismo é uma intoxicação causada por um bacilo anaeróbio (metabolismo na ausência de oxigênio): Clostridium botulinum, encontrado no solo, nas fezes humanas e de animais e nos alimentos.
O botulismo pela ingestão de alimentos contaminados é mais comum do que o do lactente e por ferimento (lesões ou cirurgia infectadas pelo bacilo, e uso de drogas injetáveis).
Os principais sintomas são: fadiga, fotofobia, visão turva, ptose palpebral (queda da palpebra), secura da boca, tontura, dificuldade para urinar e obstipação (intestino preso). Com a evolução da intoxicação há o comprometimento do sistema nervoso envolvendo fala, deglutição e locomoção. A evolução pode ser fatal.
A intoxicação alimentar por botulismo pode acontecer diante da contaminação de vegetais, peixes, frutos do mar, mel, alimentos enlatados; em vidros ou embalados à vácuo. Todo cuidado é pouco ao comprar esses produtos. Observe se há ferrugem e ou estufamento nas latas. Verifique as embalagens, e a coloração da água usada na conservação do alimento. Compre conservas somente de fornecedor confiável.
Assista aos vídeos e informe-se mais sobre o assunto.
0 comentários:
Postar um comentário