Acidente Vascular Encefálico (AVE)

3:49 PM Posted by Michelle S Lima

               O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre por uma pertubação focal da função cerebral, seja por uma ruptura de um vaso sanguineo (AVE hemorrágico) ou por obstrução  ao fluxo de sangue (AVE isquêmico). 
              As causas mais comuns de AVE são: trombos, embolismo, hemorragia secundária ao aneurisma e anormalidades do desenvolvimento. Outras causas menos comuns: traumatismo, tumor e processo inflamatório. São considerados fatores de risco hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, sedentarismo, obesidade, diabete, estresse, colesterol alto, fumo, contraceptivos orais e predisposição genética.
             A localização e a extensão da lesão frequentemente determinam o prognóstico funcional e comportamental que o indivíduo apresentará. 
              O tratamento fisioterapêutico deve ser iniciado assim que as condições clínicas do paciente estejam estabilizadas, geralmente dentro de 24 a 36 horas. 
             Os vídeos abaixo explicam de forma simples e clara as causas, a identificação e os fatores de risco para um AVE.










2 comentários:

Tânia disse...

Olá Michelle, adorei seu espaço, agradeço suas palavras no Concurso e Fisioterapia.
Eu fui acometida por um AVE transitório em 2002, perdi a fala e os movimentos do lado direito do corpo. Foram 6 meses de muita fisioterapia e persistência. Por sorte eu estava no trabalho (UTI adulto), quando tive o episódio e o socorro rápido permitiu a minha breve recuperação.

Abraço forte

Ft Tânia

Michelle disse...

Olá Tânia, obrigada pelo seu comentário! Graças a Deus hoje você está bem! Realmente o socorro imediato é de fundamental importância em um AVE, pois pode-se evitar maior lesão cerebral com quadro clínico menos comprometedor. Grande abraço. Ft Michelle Salerno

Postar um comentário