Estímulo ao consumo de nozes e sementes comestíveis para melhora nutricional

3:59 PM Posted by Michelle S Lima

            Estudos estimulam o consumo de nozes e sementes comestíveis devido a elevada propriedade nutricional. As nozes verdadeiras são frutas secas e espessas, as mais conhecidas são amêndoa, pecã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache, avelã, macadâmia, noz e castanha. Outras sementes com características semelhantes, mas com classificação botânica diferente são: amendoim e amêndoa de baru.
           Com exceção da castanha, esses alimentos possuem teor elevado de lipídios e proteínas. De forma geral  possuem um perfil de aminoácidos essenciais que atende a maior parte das necessidades de escolares e adultos.
           O aminoácido glutamina é essencial para indivíduos catabólicos, como desnutridos, queimados, em pós-operatório etc, podendo auxiliar na recuperação da saúde.
          Há também elevada taxa de selênio em amêndoas, avelãs, pistache e sobretudo na castanha-do-pará.
          Outros nutrientes encontrados são: potássio, zinco e vitamina E.
         O selênio, o zinco e a vitamina E fazem parte do sistema de defesa antioxidante do organismo.
         Concluindo, as nozes e as sementes comestíveis  possuem nutrientes  que relacionam com redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como de próstata, esôfago, estômago, cólon e reto.
   

Referência:
FREITAS, Jullyana Borges & NAVES, Maria Margareth. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e a saúde. Revista de Nutricão. Campinas, v. 23, n. 2. mar./abr. 2010.





0 comentários:

Postar um comentário