Fragilidade, Incapacidade e Comorbidade: sinônimos ou não?

4:08 PM Posted by Michelle S Lima

             Os termos fragilidade, incapacidade e comorbidade são as vezes entendidos como sinônimos. No entanto, para a maioria dos estudos atuais  são termos distintos, apesar de interrelacionados.

FRAGILIDADE

             O que poderíamos entender por frágil? fraco, debilitado, que perece logo, susceptível a doença, destrutível? Atualmente considera-se a fragilidade como uma síndrome de diminuição da estabilidade do organismo e da resistência aos estressores, resultando em prejuízo cumulativo  de  vários  sistemas, interferindo nas atividades diárias, com piora do equilíbrio corporal e da marcha,  quedas, incapacidade, dependência, hospitalização, institucionalização,  imobilização e morte.
            Os fatores predisponentes para a fragilidade são: idade avançada (40% dos idosos acima de 80 anos), desnutrição, sarcopenia, alterações da imunidade, aterosclerose, comorbidade, desrregulação hormonal, prejuízo cognitivo e quedas.
             Essa condição apresenta os seguintes  sintomas: perda de peso não intencional, fraqueza muscular, fadiga ou exaustão, inatividade e aceitação alimentar reduzida. Dentre os sinais há sarcopenia, osteopenia, descondicionamento, redução da velocidade da marcha e instabilidade, metabolismo energético alterado e vulnerabilidade a infecções e/ou traumas.
            Um estudo aponta que geralmente idosos fragilizados vivem em instituições de longa permanência,  confinados ao leito, com alterações laboratoriais, uso de polifarmácia e evoluem para a síndrome da imobilização.

INCAPACIDADE

            A incapacidade se traduz por dificuldade ou dependência nas atividades  básicas de vida diária (AVD)  e nas instrumentais de vida diária (AIVD), bem como na participação social. 
             Trata-se de um fator contribuinte para a fragilidade. 
            Os fatores de risco são: alterações fisiológicas com o envelhecimento e comorbidade.
           Importante saber que  doença ou incapacidade sozinhas não são suficientes para identificar fragilidade.

COMORBIDADE

           A definição de comorbidade é a seguinte: presença simultânea de dois ou mais diagnósticos de doença em uma pessoa. Possui alta prevalência com o envelhecimento.

           Interrelacionando:
  • Fragilidade e comorbidade são preditoras de incapacidade, sendo fatores de risco independentes,
  • Comorbidade pode contribuir para o aparecimento da fragilidade,
  • Incapacidade pode exarcebar a comorbidade e a fragilidade,
  • A coocorrência das três entidades é frequente,
          As três condições são relacionadas com aumento de hospitalização e gastos com saúde. São preveníveis e requerem diferentes intervenções.

O próximo post relacionado será sobre intervenção fisioterapêutica na síndrome da fragilidade. 











0 comentários:

Postar um comentário