Colágeno: matérias-primas para sua formação

5:16 PM Posted by Michelle S Lima

          O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano. Tem como função fornecer resistência e integridade estrutural não só a pele, mas a diversos tecidos e órgãos. Sua produção decresce com o avançar da idade, e também é alterada por outros fatores como a administração de altas doses de cortisona por longos períodos.
         Para a produção do colágeno são necessárias várias matérias-primas como aminoácidos, piridoxina (Vitamina B6), betacaroteno (converte em Vitamina A), vitaminas C e E, selênio, zinco, cromo, manganês, cobre e silício. Então, para que o corpo produza o colágeno ele precisa de uma série de nutrientes e da necessidade (óbvio) dessa produção.
         O colágeno hidrolisado (aminoácidos) é amplamente difundido com o intuito de combater a flacidez  da pele, no entanto profissionais alertam que para ter efeito adequado deve ser  acompanhado de uma  boa alimentação, e não garantem que a produção será direcionada para a pele. Contudo, se você deseja fazer suplementação converse com um nutricionista para maior esclarecimento.

GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia Dermato Funcional. São Paulo, Manole, 2002.




0 comentários:

Postar um comentário