Efeitos de um programa de atividade física na Demência de Alzheimer

3:36 PM Posted by Michelle S Lima

            O estudo de Hernandez et al (2010) objetivou analisar o efeito de um programa de atividade física generalizada sobre função cognitiva, equilíbrio e risco de quedas em idosos com demência de Alzheimer. Inicialmente 20 idosos participaram do programa, mas o estudo foi concluído com 16. A média de idade era de setenta e oito anos, e o tempo aproximado da doença era de três anos. Estavam nos  estágios leve a moderado, segundo o escore clínico de demência.
            Os participantes  foram divididos en dois grupos: intervenção (GI) e rotina (GR).
            Foram mensurados o equilíbrio pela Escala Funcional de Berg (EEFB), Timed Up and Go (TUG) avaliado em segundos (TUGs) e passos (TUGp) e Agilidade e Equilíbrio Dinâmico (AGILEQ), da bateria de testes da American for Health Physical Education, Recreation and Dance. A avaliação cognitiva foi feita através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM).
           A atividade física foi realizada três vezes por semana, com duração de 60 minutos por seis meses (tempo suficiente para constatar benefícios efetivos de uma intervenção). Os exercícios propostos objetivaram a estimulação motora e cognitiva. Foram realizados alongamentos, treinamentos com pesos, circuitos, jogos pré-desportivos, sequencia de dança, atividades lúdicas e relaxamento. Utililizaram pesos, caneleiras, bastões, medicine ball, theraband, gymnastics ball.
           A frequencia cardíaca foi verificada durante as sessões por meio de um frequencímetro, trabalhando-se dentro de 60% a 80% da FCMáx. Após seis meses houve  reavaliação com os seguintes resultados:
Grupo intervenção (GI): melhorou o comprimento da passada, a velocidade da marcha e o equilíbrio
                                     manteve função cognitiva apontada pelo MEEM
                                     risco de quedas diminuído
Grupo rotina (GR): piorou todas as funções analisadas
           O estudo concluiu que a atividade física para pessoas com demência de Alzheimer é uma importante contribuição não farmacológica no sentido de atenuar a taxa de declínio cognitivo e motor.

Referência Bibliográfica
HERNANDEZ, Salma S.S. et al. Efeitos de um programa de atividade física nas funções cognitivas, equilíbrio e risco de quedas em idosos com demência de Alzheimer. Rev. Bras. fisioter. São Carlos, v.14, n.1, Jan./Fev. 2010.


0 comentários:

Postar um comentário