Atividade física no processo do envelhecer

5:15 PM Posted by Michelle S Lima

            O envelhecimento populacional é um fenômeno presente no Brasil e em vários países, sendo uma questão de abordagem sócio-política-econômica. O aumento da expectativa de vida  pode ser acompanhado de qualidade e bem-estar, ou de incapacidade e desvantagem devido a possíveis doenças crônicas e degenerativas.
            A atividade física melhora o sistema cardiorespiratório, mantem a mobilidade geral, atua no combate a sintomas depressivos, previne a perda da memória entre outros benefícios. Torna-se fundamental para a saúde no processo do envelhecer, e para ganhos funcionais naqueles que já passaram dos sessenta anos. Estudos afirmam que para cada ano de vida na terceira idade, 5% da capacidade funcional pode ser perdida. 
           Os exercícios para os idosos devem trabalhar o condicionamento cardiovascular, a flexibilidade, a coordenação motora, a resistência, a força muscular e o equilíbrio corporal. As atividades com o propósito de prevenção de quedas devem enfatizar força muscular dos membros inferiores, coordenação e equilíbrio. 
           A dica é: faça atividade física regular e beneficie-se de forma global com os ganhos adquiridos.
                                                                                           Michelle Salerno-fisioterapeuta

                                http://www.photos8.com/


0 comentários:

Postar um comentário